15 dezembro 2010

Um sonho - Anna Pavlova, bailarina russa

Anna Pavlova foi uma bailarina super talentosa. Nasceu em São Petersburgo, na Rússia em 1881. É,  faz muito tempo ... Mas, o que traz sua lembrança aqui hoje são os nossos sonhos e desejos de criança. Eles são importantes, sabe?   Quer ver? Preste atenção.

Um dia, ainda quando criança,  a mãe de Anna Pavlova a presenteou com ingressos para um espetáculo teatral. Era seu aniversário. A peça  era  A Bela Adormecida. Um de seus contos favoritos. A frase que ouviu naquela noite foi : "Você vai entrar em um mundo mágico". Quando a orquestra começou a tocar a música, a voz da beleza, pela primeira vez na vida, tocou seu coração. Quando a cortina se abriu, mostrando o salão de um palácio maravilhoso, não pôde se conter e um grito de espanto e alegria saiu.  E quando a bruxa apareceu ela esconde seu rosto de susto.Tudo emocionante. No segundo ato, vários jovens e donzelas apareceram, dançando uma valsa absolutamente deliciosa. 

"Você gostaria de dançar assim?" - perguntou sua mãe. E ela respondeu graciosamente " Eu (...) preferia dançar que nem a moça bonita que faz o papel da Princesa. Um dia eu vou ser a Princesa e dançar no palco aqui deste teatro".  Ela não sabia, mas havia acabado de ter a ideia que iria guiá-la pelo resto da vida.
No teatro, ela viveu um sonho mágico e durante a volta para casa, só pensava no dia em que faria sua estréia naquele palco, encenando o papel da Bela Adormecida. Naquela mesma noite, sonhou que era uma bailarina, e passava a vida inteira dançando, como uma borboleta, ao som da linda música do compositor Tchaikovsky.
Anna Pavlova tornou-se a prima ballerina do teatro Mariinsky, realizando seu sonho de infância. 
"Amo o sonho que tive naquela noite".

Viu como os sonhos são importantes?  Sonhe sim! Acredite!   Beijocas, Naná!

Fonte: de consulta: Livro de Anna Pavlova: Como me tornei uma bailarina, SP, Cosac&Naif Ed., 2001

Nenhum comentário: