O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato.
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. E em 2002, foi criada uma Lei 10.402/02 que registrou o seu nascimento como Dia Oficial da Literatura Infanto-juvenil.
“Um país se faz com homens e com livros”.
Essa frase demonstra a importância que o escritor deu à leitura. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Valorizar sempre o folclore e a cultura brasileira era o seu forte.
Dentre suas diversas obras destaca-se O Sítio do Picapau Amarelo, que se transformou na maior obra da literatura infanto-juvenil. Quem não lembra da boneca de pano Emília., falante e espevitada, do Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho sabido, da Cuca, a bruxa encantada, do Saci Pererê, da Dona Benta e da Tia Anastácia, da Narizinho e de Pedrinho?
Um VIVA ao dia de hoje!
Parabéns a todos aqueles que se dedicam à Literatura Infanto-Juvenil.
Parabéns aos jovens e crianças que nos inspiram neste verdadeiro universo mágico e encantador.
Dê um clique no título e acesse o site ABC Kids, Revista Eletrônica editada por Chris Angelotti para saber mais um pouco sobre Monteiro Lobato, e tantas outras coisas mais.
2 comentários:
Eta minha amiga, só você mesmo...
Para nós que amamos os livros,e habitamos as histórias, todo dia é dia do livro, de lobato e todo esse mundo encantado. Beijos
Beijocas, Chris! Todo dia é dia sim. Histórias, contos, poesias... É sabedoria e muito mais. Literatura é vida!
Postar um comentário