03 julho 2013

Programação Festiva de Inverno SESC Quitandinha - Literatura e mais - ENCONTROS



A Literatura e as Cidades  

Como a paisagem inspira a literatura? Por que em algumas obras a cidade é quase tão importante quanto os personagens? Para responder essas e outras questões, as jornalistas e escritoras Cora Rónai e Luciana Hidalgo debatem o tema “Literatura e as cidades”, mostrando como convertem fatos urbanos corriqueiros em textos literários. Cora, cronista do jornal O Globo, conta como transforma questões cotidianas do Rio de Janeiro e de outras cidades pelo mundo em crônicas muito lidas, abrindo espaço no jornalismo para um olhar mais reflexivo sobre a importância da metrópole no dia a dia do autor e do leitor. Já Luciana explica como conjugou dados históricos e ficcionais para construir o romance O passeador, onde faz um painel do Rio de Janeiro da belle époque. No livro, o personagem Afonso flana pelas ruas, criticando a reforma urbana de Pereira Passos no início do século XX, dividido entre a cidade concreta e a imaginária, entre ficção e História.

Luciana Hidalgo é escritora e doutora em Literatura Comparada (UERJ). É autora da biografia Arthur Bispo do Rosario - o senhor do labirinto (Rocco, 1996-2011) e do ensaio Literatura da Urgência - Lima Barreto no domínio da loucura (Annablume, 2008), pelos quais ganhou dois prêmios JABUTI, e do romance O Passeador (Rocco, 2011), que foi contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária 2010 e ficou entre os finalistas dos prêmios PORTUGAL TELECOM, JABUTI e SÃO PAULO LITERATURA 2012 na categoria melhor romance. 
Cora Rónai é jornalista, trabalhou no Jornal de Brasília, no Correio Braziliense e nas sucursais da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil. Em 1982 dedica-se à literatura e ao teatro infantis. Nessas áreas, recebeu prêmios da ANLIJ e o Prêmio Mambembe. Pioneira do jornalismo de tecnologia lançou em 1987, no Jornal do Brasil, a primeira coluna sobre computação da grande imprensa. Foi a primeira jornalista brasileira a criar um blog, o internETC., ativo desde 2001. No jornal O Globo criou o caderno de tecnologia "Info etc.", que editou até 2008. Atualmente, além de colunista de Tecnologia, é também cronista do Segundo Caderno. Recebeu o Prêmio Comunique-se de Melhor Jornalista de Informática em 2004, 2006 e 2008.
Quitandinha:19/07 18h Biblioteca
Classificação indicativa: Livre
Duração: 2h

Narrativas Fantásticas – a literatura da invenção

As tendências e desafios da literatura fantástica no atual cenário cultural. Os quatro espaços da literatura: exterior, interior, imaginário e verbal. O fantástico, a fantasia e a ficção científica como gêneros em que predominam os espaços exterior e imaginário, e a tendência do romance moderno do século 20 na direção do espaço interior e do espaço verbal. A nova geração de escritores do gênero. As diversas plataformas de mídia como ferramenta de divulgação e produção da literatura fantástica. Quais as possibilidades de utilização de blogs, sites, mídias sociais, podcast e todos os mecanismos da internet. Essas temáticas estarão presentes nos encontros com Bráulio Tavares, Eduardo Spohr e um convidado de cada cidade.

Bráulio Tavares, escritor e compositor, tem mais de vinte livros publicados, incluindo romance, conto, ensaio, poesia e literatura de cordel.  Títulos mais recentes: ABC de Ariano Suassuna (perfil biográfico, José Olympio, Rio, 2007), A Pulp Fiction de Guimarães Rosa (ensaio, Marca de Fantasia, João Pessoa, 2008), Contos Obscuros de Edgar Allan Poe (antologia, Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2010), Páginas do Futuro: contos brasileiros de ficção científica (antologia, Casa da Palavra, 2011). Ganhador do Prêmio Caminho de Ficção Científica em 1989 em Lisboa, do Prêmio Shell de Teatro em 1992, do Prêmio APCA de Literatura Infantil em 2007, e do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2009. Mantém uma coluna diária sobre cultura no Jornal da Paraíba (João Pessoa), seus artigos estão disponíveis no seu blog Mundo Fantasmo (http://mundofantasmo.blogspot.com).

Eduardo Spohr jornalista, escritor, professor, blogueiro (Jovem Nerd) e podcaster (Nerdcast) Autor dos livros: A Batalha do Apocalipse, Editora Verus - 2010; Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, Editora Verus - 2011; Protocolo Bluehand: Alienígenas, Editora NerdBooks - 2011; Filhos do Éden: Anjos da Morte, Editora Verus – 2013.
Daniel Frazão, escritor de contos, poemas e artigos em fanzines, revistas independentes e sites e portais da internet. Publicou dois romances pela Editora Rocco, “Cerco” e “Apenas um Herói”. Foi eleito um dos expoentes da nova literatura pelo jornal “O Globo”. Alguns anos escreveu para coluna de crônicas semanais “Notas de um Moleque Desocupado” no jornal “A Voz da Serra” de Nova Friburgo.
Ataualpa Antonio Pereira Filho, professor e escritor pós-graduado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Especialização em Língua e Literatura Portuguesa é titular da Cadeira nº 3 da Academia Petropolitana de Educação e da Cadeira 36 da Academia Brasileira de Poesia. É autor dos livros: “Um vazio em um espaço de vida”; “O filho do Sol”; “Part-ida”; “Palavra-dor”, e “Amola-dor.
Pedro Cavalcante, ator, produtor cultural (Mosaico Produções), professor de teatro e arte educador (Museu do Pontal).
Quitandinha:: 26/07 18h – Biblioteca
Duração: 2h
Classificação indicativa: Livre


OFICINAS

Leitura e Hiperleitura no mundo digital

As múltiplas possibilidades de leitura e escrita de textos literários em dispositivos digitais com o uso de e-readers e tablets, além dos smartphones e celulares que estejam com os participantes de uma maneira informal e divertida. A experiência individual e coletiva com o mundo digital e com a leitura, os novos suportes que a evolução tecnológica nos apresenta.

Benita Prieto é uma artista da palavra, estudou teatro e fez especializações em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura. Trabalha como Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá desde 1991 com mais de 2000 apresentações por todo o Brasil e países como Espanha, Portugal, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Chile, Argentina, Moçambique... Como Produtora Cultural criou feiras de livros, visitas guiadas a espaços culturais, espetáculos de narração de histórias e eventos de literatura. Ganhou o premio ContArte/2007, do Centro de Teatro de Havana/Cuba e o prêmio Culturas Populares 2007, do MINC – Ministério da Cultura.  É presidente do Instituto Conta Brasil e Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos. Tem 4 livros publicados. Criadora do Codex Clube. Tutora da CAL (Comunidade dos Agentes de Leitura) de Santa Catarina para a Cátedra PUC/UNESCO

Quitandinha: 17 e 18/07 (15/18h) a partir de 15 anos.

Ação educativa e cultural em bibliotecas e espaços de leitura

Trabalhar a análise literária e a elaboração de conteúdo em que os participantes produzirão coletivamente newsletters (boletins) com proposições de diversos modos de aproximar e interiorizar a leitura da vida das crianças.
A oficina será orientada por Rona Hanning e Carolina Sanches do Instituto Ler é Abraçar, um instituto de pesquisa e ação socioeducativa focado em Literatura, Tecnologia e Infância.

Rona Hanning - Mestre em Educação pela PUC-RJ, Fundadora e diretora do Instituto Ler é Abraçar, Diretora de Planejamento do Instituto Osíris Pontes (Ceará), premiada com o selo da Fundação Nacional de Literatura InfantoJuvenil como altamente recomendável pelo melhor livro teórico de 2012/2013, Traço e Prosa, da Editora CosacNaify.

Carolina Sanches - Jornalista e Pedagoga, é especializada em Mídia e Educação, com ênfase em Compartilhamento de Saberes em Rede. Fundadora e Diretora do Instituto Ler é Abraçar (Literatura e Tecnologia), comanda a Comunicação do ICB.LA, uma empresa com enfoque inovador em Tecnologia, Cultura e Educação
.

24 e 25/07: Quitandinha (15/18h) a partir de 15 anos.
  
PERFORMANCES

Poema atravessado pelo Manifesto Sampler

Ao serem convidados a participar do Rio London Occupation [www.riooccupationlondon.com], ao lado de 30 artistas brasileiros, Ramon Mello e Siri desenvolveram com o grupo de teatro inglês Hide Tide, uma performance, a partir do Poema atravessado pelo Manifesto Sampler, intitulada Endless Poem.

Para o Festival Sesc Rio de Inverno, o poeta Ramon Mello e o artista sonoro Siri voltam a se reunir para apresentar a perfomance "Poema atravessado pelo manifesto sampler". Na apresentação, o poema será lido pelo próprio poeta e simultaneamente sampleados pelo artista sonoro. A ideia é aproveitar a mutiplicidade de Siri - percussionista, arranjador e produtor - para dialogar com o ritmo criado pelos versos polissêmicos de Ramon Mello. Misturando arranjos de instrumentos de sopro com inusitadas percussões, como uma máquina de escrever, por exemplo, a conversa entre palavra e música acontece entre improvisos, intensificando a poesia encontro:  “caminho literário cercado de música / ouça”.

Ao final de cada encontro o poeta e o artista conversarão com o público sobre o diálogo entre literatura e artes.

Ramon Mello é poeta e jornalista, autor dos livros de poemas Vinis mofados (Língua Geral, 2009) e Poemas tirados de notícias de jornal (Móbile, 2011), este último contemplado pelo Edital de Autores Fluminenses 2010/2011. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre, em Londres, entre julho e agosto de 2012.
Organizou Escolhas (Língua Geral/Carpe Diem, 2009), autobiografia intelectual da professora Heloisa Buarque de Hollanda; coorganizou, com Heloisa Buarque, Enter, antologia digital (2009) e, com Marcio Debellian, Maria Bethânia Guerreira Guerrilha, de Reynaldo Jardim (Móbile Editorial/Debê Produções, 2011). Participou das antologias Como se não houvesse amanhã, 20 contos inspirados em letras da Legião Urbana; (Record, 2010), Rio-Haiti, 101 histórias; (Garimpo Editorial, 2010), Liberdade até agora; (Móbile Editoral/Debê Produções, 2011), Porto do Rio – Do início ao fim (Rovele, 2012).
Responsável pela obra do poeta Rodrigo de Souza Leão (1965-2009). Idealizou o espetáculo Todos os cachorros são azuis, dirigido por Michel Bercovitch. Curador, junto com Marta Mestre, da exposição Tudo vai ficar da cor que você quiser (MAM/RJ 2011-2012). Mantém o blog Sorriso do Gato de Alice e escreve para o e-zine Ornitorrinco.

Siri Percussionista de formação, tocou com Sivuca, Hermeto Pascoal, Lenine, MPB-4, Ana Carolina e Fernanda Abreu. Faz música contemporânea, misturando arranjos de instrumentos convencionais com inusitadas percussões como sucatas de fusca, Bacias d’água e tubos PVC.  Gravou 4 Cds autorais e realizou turnês no Brasil e exterior. Recebeu o Prêmio de Melhor CD de Música Eletrônica no 21ºPrêmio da Música Brasileira em 2010. Suas performances emergiram do palco, e seus instrumentos viraram esculturas sonoras e desde então vem realizando exposições individuais no Brasil e exterior. Foi um dos artistas selecionados pelo comitê olímpico de Londres para participar do Rio London occupation.

Quitandinha: 25/07 19h Sala de Convenções
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h

Assalto Poético!

Ouvidos ao alto! O tema da violência urbana, que gera o medo do contato com o outro, ganha um novo significado com a dupla João Pedro Fagerlande e Julia Pastore que abordam as pessoas na rua, de modo espontâneo e afetivo, apresentando poemas de grandes autores nacionais e portugueses para as ruas.

Assalto Poético é uma performance que surpreende com intervenções ora para o grande público ora, mais intimista,  falando poemas ao pé do ouvido. 

Intervenções na rua

Petrópolis/Quitandinha: 27/07 14h  Praça D. Pedro
Classificação etária: Livre
Duração: 2h


Saraus Poéticos

Encontros de celebração à poesia e à música.

Quitandinha: Apresentação de membros das Academias Literárias da cidade de Petrópolis, do Clube de Poesias do Petropolitano F. C. e da Confraria da Poesia Informal.
 www.confrariadapoesiainformal.blogspot.com.br
Organização: Catarina Maul
Participação Musical em duo instrumental, coordenada pelo músico multi-instrumentista Guto Menezezes com a participação da pianista “Aliza” Elza Maria Pereira da Costa.

Dia 25
Local: Biblioteca
Horário: 17h
Classificação etária: livre


ATIVIDADES LITERÁRIAS PARA CRIANÇAS
Cantando e contando histórias – Lançamento de CD e atividade lúdica de poesia.
O compositor e arte educador Paulo Bi, propõe um encontro lítero-poético-musical. Um passeio pela rica produção literária infantil com canções de sua autoria e o universo poético de Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Cecília Meirelles, Roseana Murray, Ferreira Gullar, Arnaldo Antunes e Mário Quintana.  Jogos e brincadeiras com as palavras e lançamento de seu mais recente CD Cantando e Contando Histórias

27/07: Quitandinha Biblioteca 11h
Livre
Duração:2h

A Arca de Noé - música, poesia e histórias

Para celebrar a obra poética e musical de Vinícius de Moraes, no ano de seu centenário, um grupo de amigos artistas se reuniu para revisitar sua obra literária A Arca de Noé, livro de poemas que vem há décadas inspirando gerações. A mistura de linguagens é a característica fundamental desse trabalho artístico; narração, teatro, música e circo se fundem tornando o espetáculo uma experiência plural.

Silvia Ferraz (arte educadora e contadora de histórias) Augusto Pessoa (ator e contador de histórias) Marcelo Peregrino (músico) e Emiliana Moraes (artista circence e atriz)

20/07: Quitandinha Biblioteca 11h
Classificação: livre
Duração: 2h

TEATRO
Uma História à Margem

O poeta Ricardo Chacal encena a própria trajetória artística em espetáculo teatral dirigido por Alex Cassal e baseado em sua autobiografia, “Uma história à margem”.

UMA HISTÓRIA À MARGEM é um monólogo teatral que atravessa a história de Chacal e oferece um registro saboroso e intimista da efervescência cultural das últimas décadas. O espetáculo, usando a memória como fio condutor, desdobra-se numa experiência cênica que transita entre o pessoal e o coletivo, a ficção e a realidade, o teatro e o documentário. Uma história que não se propõe oficial ou única, mas um cruzamento de diferentes personagens, versões e pontos de vista, como afirma o próprio Chacal: “Para o mundo acadêmico sou um poeta descartável, de poucos recursos e baixo repertório. Para o mundo pop, um escritor, um intelectual, um crânio. E todos têm razão. Menos eu. Menos eu”.


Quitandinha: 18/07 – 18h Sala de Convenções
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 70 min








Nenhum comentário: