17 dezembro 2014

NATAL LITERÁRIO NA UNIGRANRIO 13/12/2014



​Nomes consagrados da literatura do Estado do Rio de Janeiro estiveram juntos durante o “Natal Literário da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil”, ocorrido no auditório da Unigranrio/Caxias, no último evento do ano. Este momento que propõe união, paz e renovação se fez presente nesta festa, em meio a poesia, jogral e palavras que permeiam e homenageiam a escritora Sylvia Orthof, em lançamento de livros e certeza de que Duque de Caxias sediará a próxima FLUPP, em 2015. 
Cintia Barreto afirma que “Literatura é uma poderosa ferramenta contra a injustiça social”
Para a organizadora deste encontro, Cintia Barreto (coordenadora da Pós em LIJ – Unigranrio), a literatura democratiza o acesso ao conhecimento e produz um alimento que é rapidamente absorvido pela alma. Ela teve uma ideia que obteve resultado imediato entre os participantes do Natal Literário. “Recebemos dezenas de livros que serão doados para creches e bibliotecas comunitárias de Duque de Caxias. Quero agradecer também às editoras que nos brindaram com inúmeros livros, que foram sorteados entre os inscritos nas palestras. Nós fomos além da sala de aula, também em 2014, com a certeza de que a Literatura é uma poderosa ferramenta contra a injustiça social”, explica Cintia.
Segregação cultural está com dias contados na Baixada Fluminense 
Entre tantas novidades, pela manhã, o público foi brindado por um jogral elaborado pela aluna de Pós em LIJ, Leide Cintia, seguido de uma mesa-redonda com bate-papo sério e descontraído sobre as diversas áreas da literatura, como acesso ao livro e às políticas públicas, por Antônio Carlos. Ele fechou a sua participação com uma notícia que dará vez a novos leitores e escritores, aqueles que sofrem com a segregação cultural: “A cidade de Duque de Caxias sediará a próxima edição da FLUPP, a maior festa literária do país voltada para as periferias”, comemora Antônio.            
Sarau em homenagem à escritora Sylvia Orthof e troféu Jequitibá de Poesia foram as atrações da tarde 

Quando o dia nos apresenta uma manhã com tantas surpresas, pode-se imaginar que a tarde tenha seguido a receita dos poetas e escritores de plantão. E ela foi de poesia e emoção com “Jequitibá de Poesia”, subprograma organizado por José Prado, professor da disciplina de pós-graduação “A ilustração no livro para crianças e jovens”. O sarau foi uma homenagem à escritora Sylvia Orthof. Na ocasião, Cintia Barreto recebeu o troféu “Jequetibá de Poesia”, sendo que a direção de pós-graduação da Unigranrio também foi valorizada com o mesmo prêmio.  
Brunch especial de Natal renova as esperanças de um Ano Novo repleto de boa literatura e de novos valores – O encontro foi encerrado com muitas fotos e abraços, além de um brunch e muitos quitutes, tudo produzido e organizado pelas alunas e professores presentes. Os escritores Cristino Wapichana (literatura indígena), Felipe Campos, Hellenice Ferreira, Marília Pirillo, Sandra Pina, Naná Martins, Ricardo Benevides, Andrea Taubman e Ana Cristina Melo, além de promotores de leitura em Duque de Caxias, como Antônio Carlos de Oliveira, Kléber Lacerda, Helenita Bezerra (que recebeu muitas doações de livros para a Biblioteca Comunitária, a qual é a organizadora principal) e Maria Chocolate ( responsável por um trabalho diferenciado de promoção de leitura na Baixada Fluminense).     


Fonte: UNIGRANRIO http://www.unigranrio.br/Paginas/unigranrio_promoveu_natal_sobre_literatura_infantil.aspx


         Andrea Taubman, Ana Cristina Melo, Naná Martins, Felipe Campos e José Prado

Nenhum comentário: