26 julho 2011

Mitos e Lendas Nanã Buruku

Não foi à toa que acordei com mitos e lendas borbulhando em mente. Na noite anterior ao ler meus e-mails vi que no sábado à tarde o Gregória Filho estará no Museu do Folclore dividindo histórias. Já marquei na agenda. Estarei lá.

Mas, com o coração cheio de alegria percebi que não era só isso. Levantei e vi que o dia estava completamente diferente. Fui buscar as cores do céu. O cheiro da terra. Uma leveza entrou em minha alma. Fiz um chá de erva cidreira. Sentei e fui ajeitando o computador para iniciar o dia de trabalho. E as palavras chegavam com a maior tranquilidade. Inspiração, pensei. Coisa boa. O dia vai ser bom.

Olhei o calendário. 26. Julho. Vinte e seis de julho...  Vinte e seis de julho! Claro!
SALUBA!! SALUBA NANÃ! SALUBA NANÃ BURUKU!

E me ocorreu uma felicidade imensa o despertar dessas sensações todas! Adoro mitos e lendas de raiz.
Já no perfil de uma amiga tinha postado uma singela homenagem e aqui não pude ser diferente: Mãe das Mães é seu dia. Vinte e seis de julho, dia de Nanã!
Uns dizem Mães dos Orixás. E aqui vamos, com ou sem religiosidade, porém com enorme respeito aos mitos e lendas desse Orixá feminino, Deusa da Vida e da Morte. Da transformação.

Uma música eternizada nas vozes dos melhores intérpretes da MPB como João Gilberto, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso e outros diz assim - Cordeiro de Nanã :  " Fui chamado de cordeiro/mas não sou codeiro não/preferi ficar calado/que falar em légua, não/o meu silêncio é uma singela oração/minha santa fé/meu cantar/me deu as forças que sustentam meu viver/meu cantar/é um apelo que eu faço à Nanã/Sou de NANÃ Ê UÁ Ê UÁ Ê

Afinal, quem é Nanã? Sem aprofundar muito,  aqui vão algumas considerações do que andei lendo a respeito: É um Orixá feminino muito antigo que em diversos mitos aparece como uma das divindades criadoras do mundo. A ela são atribuídos a fecundidade, a riqueza, o ciclo da morte e renascimento. Seu elemento terreno de representação natural é a lama; mistura de água e terra. O barro é vida. Nanã é criação, vida e história. Também associada aos pântanos e águas paradas em algumas regiões como os lodos dos rios e mares. Sua árvore símbolo é o Baobá. Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Azul, Violeta e Branco rajado. Severa e determinada em tudo que se propõe a fazer.  Na Igreja Católica é representada por Sant'Ana, Mãe de Maria. É cultuada em todo país nas religiões Afro-brasileiras.
O que viria a ser um Orixá? São os guardiões dos elementos da natureza, segundo a mitologia Yoruba - Língua/povo africano.

Dentre as mais diversas lendas que trata dessa belíssima Mãe, Nanã, uma chama mais a atenção e nos remete ao seguinte:

Dizem que quando Olorum, o ser Supremo, encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, Oxalá tentou vários caminhos.
Tentou fazer o Homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o Homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra, mas ainda a tentativa foi pior. Fez de fogo e o Homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho de palma, e nada.
Foi então que Nanã veio em seu socorro e deu a Oxalá a lama, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nanã. Oxalá criou o Homem, o modelou no barro. Com o sopro de Olorum ele caminhou. Com a ajuda dos Orixás povoou a terra.
Mas, ficou consagrado que um dia, depois de viver suas experiências,  o homem tem que morrer.
O seu corpo voltará a terra, voltará a natureza de Nanã. Nanã deu a matéria no começo, mas quer de volta no final tudo o que é seu.
Essa lenda descreve a natureza de Nanã como a Grande Mãe de onde tudo nasce e tudo retorna.
(fonte:sagrado-feminino.blogspot.com)

Boas energias a todos e que a Mãe das Mães nos banhe com paz, amor, harmonia e prosperidade.
Saluba, Nanã!

Fechamos com música e um pouco de brasilidade: http://www.youtube.com/watch?v=OyIsfdwhQRE

4 comentários:

angel red disse...

Adorei!!!
Parabéns pelo blog.
Bjoks

Naná Martins disse...

Obrigada pelo carinho, Angel Red. Bjs

Gina disse...

Naná, Adorei a mensagem, que Nanã nos banhe com seu barro e nos dê saúde e vida longa e próspera.
Saluba!!!
Com carinho Gina

Naná Martins disse...

Gina! Que Saudades! Bom ter passado por aqui! Isso mesmo. Prosperidade e vida! Saluba! Beijocas