13 outubro 2015

PEDZERÉ E IYÁ AGBÁ


Quando vemos o nosso trabalho reconhecido pelos leitores ganhamos um pontinho a mais na escala do "estou no caminho certo". Isso revigora as energias para continuar com o árduo trabalho de formiguinha e avançar na pesquisa e escrita de novos contos que possam encantar e alimentar o mundo dos sonhos,o mundo das histórias (as nossas histórias).
Divido aqui a mensagem eletrônica que recebi de Viviane Moura, professora de línguas estrangeiras na Ecole de LanguageFrançaise e Aliança Francesa em Petrópolis, RJ. Obrigada pelo carinho, Profa. Viviane Moura! Beijocas, Naná Martins

"Querida,

Li os seus livros e fiquei absolutamente encantada com a sua sensibilidade. As duas histórias nos presenteiam com narrativas de duas culturas, tanto a indígena quanto a africana, que marcaram fortemente a formação do povo brasileiro. Ao resgatar o que de mais belo nos constitui, as nossas origens, você desperta em nós um sentimento de pureza raro. Que delícia ler as suas histórias! Adorei o presente!
Gratidão por nos presentear, através da escrita, com a sua sensibilidade.
Um beijo muito carinhoso,
Vivi. "

A oportunidade de escrever histórias brindando os povos que estão diretamente ligados à formação do povo brasileiro é um deleite,  e vai além de relatos,contos e recontos é um verdadeiro mergulho no entendimento e no pertencimento dessas culturas que enquanto cidadã percebo constituir a nossa visão de povo. Somos culturalmente riquíssimos e desconhecemos (ou ignoramos) essa posição diante da sociedade (de nós mesmos, em nossas casas).
Os Indígenas que aqui habitam já existiam há pelo menos 15 mil anos (chegados na América em ondas migratórias)e hoje computam 246 povos e 150 línguas. Na época da colonização estima-se que eram 1.000 povos beirando quase 4 milhões de indivíduos. Hoje são em média quase 900.000 indígenas.
Os Africanos que chegaram por essas terras representam as mais de 100 etnias de seu continente (não foram apenas Yorubá ou Bantus como já se foi pensado). "Não se tratava de um povo, mas de uma multiplicidade de etnias, nações, línguas, culturas" (Prandi (2000))*. Hoje são afro-brasileiros.
Sou grata por ter me reconectado com as culturas indígena e africana,  e pela possibilidade de compartilhar essa experiência por intermédio da literatura. Ainda há muito a ser lido e pesquisado para que seja internalizado com satisfação e contado em histórias.
Fonte: 
http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/povos-indigenas / http://www.usp.br/revistausp/46/04-reginaldo.pdf/ http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/


Nenhum comentário: